Quais as Doenças de Pele Mais Comuns?

Quais as doenças de pele mais comuns? As doenças de pele são, dentre todas as enfermidades que podem afetar uma pessoa, uma das mais democráticas, porque não tem uma faixa etária ou um público-alvo específico.

Qualquer um pode ter uma doença desse tipo, seja criança, jovem, adulto ou idoso.

Por isso chega a ser tão difícil para muitos identificar as doenças de pele.

Quais as Doenças de Pele Mais Comuns?

Para ajudar a tornar essa tarefa mais fácil e mostrar como buscar tratamento para estas enfermidades, listamos aqui as doenças de pele mais comuns.

Acne

As temidas espinhas são, de longe, a doença de pele mais temida e mais comum que pode existir, afinal todo mundo já teve, ou terá, acne.

Ela costuma aparecer quando a adolescência está chegando, e é provocada pelas variações hormonais típicas desta fase.

Por se concentrarem muito no rosto, as marcas da acne causam grande sofrimento, porque quem sofre dessa doença costuma ser hostilizado ou receber até mesmo apelidos nada simpáticos.

Por isso, se você está sofrendo com acne, é importante iniciar o tratamento rapidamente. Além de buscar ajuda de um dermatologista, utilize produtos específicos para limpar a pele todos os dias.

Eczema

Outra das doenças de pele mais comuns que vemos por aí, o eczema é marcado por reações na pele, que fica seca, coça muito e costuma apresentar erupções, principalmente em áreas como o rosto, o interior dos cotovelos, atrás dos joelhos, nas mãos e nos pés.

O tratamento do eczema é feito com medicamento tópico, que alivia os sintomas da doença e reduz as marcas que ela deixa no corpo. Já seu diagnóstico é um pouco mais difícil, pois não existem testes que a identifiquem. Atualmente, essa detecção é feita via entrevista com os familiares do doente.

Psoríase

Inflamação da pele que afeta, principalmente, a região do cotovelo, joelhos, unhas, couro cabeludo, costas, palma das mãos e solas dos pés, a psoríase é marcada por intensa descamação da pele e inchaço.

Diagnosticada através de um exame realizado em uma pequena amostra de pele, a psoríase é tratada com medicamentos que controlam a evolução das manchas. Entretanto, ainda não existe cura para a doença.

Câncer de pele

A exposição ao sol sem a devida proteção vem tornando o câncer de pele, infelizmente, em uma das doenças de pele mais comuns.

Sem sintomas graves, a doença é uma das mais difíceis de diagnosticar, porque se manifesta, muitas vezes, apenas com o surgimento de sinais na pele, como pintas ou manchas escuras.

Quando diagnosticado pelo especialista, o tratamento do câncer de pele deve começar o mais rápido possível, para que seja possível conter o avanço das células cancerígenas sobre o tecido saudável do corpo.

Rosácea

Essa doença de pele se manifesta como linhas vermelhas sob a pele, inflamação nos olhos e nas pálpebras, inchaço no nariz e pele mais grossa.

Embora não tenha cura, a doença pode ser tratada e controlada. Como parte do tratamento, é preciso controlar os eventos que possam desencadear as crises, como o estresse ou a exposição ao sol, por exemplo.

Esperamos que esta lista das “Doenças de Pele Mais Comuns” tenha lhe ajudado de alguma forma. Caso identifique que está com alguma destas doenças, procure seu médico imediatamente!

Leia também: Como ter Uma Velhice Saudável e Viver Melhor

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!