Doenças de Inverno: Quais as Mais Comuns?

Doenças de inverno: quais as mais comuns? A chegada do inverno não traz apenas mais elegância às ruas ou aquela vontade de comer uma comida quentinha e saborosa.

Os dias frios trazem consigo diversas doenças, que podem inclusive motivar internações caso não tratadas.

Em geral, as grandes vítimas das doenças de inverno são as crianças e os idosos, que tem um sistema imunológico mais frágil.

Porém, adultos jovens e adolescentes também costumam ser bastante afetados por essas doenças, atacando principalmente quem frequenta ambientes com aglomerações e sem ventilação adequada.

Doenças de Inverno: Quais as Mais Comuns?

Trabalha ou estuda em locais com estas características e quer fugir das doenças de inverno? Sabe quais sãs mais comuns? Se sua resposta é não, fique tranquilo.

Preparamos um texto com as principais vilãs dos dias mais frios e como evitar ser pego por cada uma delas.

Gripes e Resfriados

Doença número 1 do inverno, as gripes e resfriados afetam praticamente todas as pessoas. É impossível, aliás, encontrar alguém que passe esses três meses mais frios sem espirrar, tossir e ser afetado por esses vírus.

Por serem muito comuns e altamente contagiosas, escapar delas é relativamente simples. Basta lavar as mãos sempre que tocar em maçanetas ou janelas, usar um lenço sempre que tossir ou espirrar e manter os locais sempre arejados. Evite também aglomerações, sempre que possível.

Rinite Alérgica

Desencadeada por uma forte reação alérgica a produtos, aromas ou substâncias, a rinite alérgica é outra doença comum no inverno, e é marcada por espirros, coriza e muita coceira no nariz.

Para evitar sofrer com essa doença, a principal recomendação é que a pessoa se afaste de tudo aquilo que provoca alergia.

Sinusite

Resultado de infecções provocadas por vírus, como o da gripe e o causador dos resfriados, a sinusite afeta milhares de pessoas, que sofrem com dores na face, secreção nasal intensa e muita dor de cabeça.

Para prevenir a sinusite, é fundamental evitar essas infecções virais. Ou seja, manter-se longe da gripe diminuir e muito as chances de contrair sinusite.

Pneumonia

Inflamação dos pulmões, a pneumonia pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e afeta muitas pessoas nessa época mais fria do ano, principalmente aquelas pessoas que contraem variedades muito agressivas do vírus causador da gripe.

Quem é diagnosticado com pneumonia costuma ter febre alta, calafrios, sofrer com falta de ar, dificuldades para respirar e dores pelo corpo.

Para evitar ser afetado pela pneumonia é importante tomar cuidado com os vírus e bactérias que circulam pelo ar nos dias mais frios.

Garantir a limpeza dos ambientes que você frequenta é importante também para evitar contrair a pneumonia por fungos, uma variedade bastante agressiva e que pode causar sérios problemas.

Otite

A infecção no ouvido costuma afetar crianças com mais frequência, e é marcada por dores no ouvido, febre e secreção. Para evitar contrair essa doença, faça a higienização constante da região e não deixe água no canal auditivo.

Asma

Outra das doenças comuns do inverno, a asma pode afetar tanto adulto quanto crianças, e é altamente incapacitante, já que inflama os pulmões e dificulta a respiração. Para evitar a asma é importante tratar gripes e resfriados adequadamente.

Leia também: Como se Proteger das Gripes no Inverno

Nossa lista das doenças de inverno mais comuns lhe ajudou de alguma forma? Então, por favor, compartilhe e ajude outras pessoas na prevenção e tratamento destas condições tão incomôdas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!