Dieta Sem Glúten: O que é, Como Fazer

Dieta Sem Glúten: Eleito um dos vilões dos últimos tempos, o glúten deixou de ser o inimigo das pessoas que sofrem de intolerância alimentar para se transformar no elemento que queremos retirar de nossa dieta para perder peso rapidamente.

Artigo original publicado em Sua Saúde Total

Dieta Sem Glúten: O que é, Como Fazer

Proteína presente em diversos carboidratos, o glúten tem sido apontado como um dos principais causadores dos quilinhos a mais porque, quando consumido em excesso, ele causa uma irritação no organismo.

Essa irritação causa retenção de líquidos e desacelera o metabolismo, fazendo com que você fique inchada e perca peso mais devagar, mesmo que faça exercícios regularmente e tenha uma rotina saudável de alimentação.

Porque retirar o glúten da dieta faz bem?

Embora se trate de uma proteína, o glúten pode ser retirado de nossa dieta sem causar qualquer tipo de prejuízo à alimentação e à ingestão de vitaminas e minerais essenciais ao funcionamento do corpo.

Isso porque as proteínas que viriam dos carboidratos que contém glúten podem ser obtidas de frutas e verduras, alimentos menos calóricos e capazes de fornecer a nutrição necessária sem acúmulo de peso.

Além disso, quando retiramos o glúten de nossa dieta, mesmo que por um curto período, a primeira sensação que temos é a de que estamos desinchando.

Isso acontece porque a inflamação e a irritação causados pelo excesso de glúten no organismo desaparecem, e com o aumento da ingestão de fibras contidas nas frutas e verduras que incluímos no cardápio, o intestino funciona muito melhor.

Com o intestino funcionando bem, o acúmulo de água e outras substâncias no organismo desaparecem, enxugando assim as medidas e dando aquela sensação de que estamos muito mais leves.

Como retirar o glúten da dieta e continuar se alimentando com sabor?

Atualmente, o mercado oferece diversas opções de produtos sem glúten. Então é possível manter uma rotina alimentar muito saudável e sem esse produto, mesmo que você não tenha qualquer tipo de intolerância e queira, apenas, perder alguns quilos a mais.

Se você é fã de massas, por exemplo, e não quer abrir mão de um bom macarrão, pode escolher entre os produtos feitos com outros produtos, como farinha de arroz, fécula de batata ou polvilho de mandioca.

Para quem não abre mão de um biscoitinho, produtos feitos com esses três tipos de farinha substituem muito bem aqueles encontrados nos supermercados e mercearias e que contém glúten em sua formulação.

Agora, se você gosta de tomar um drinque depois de um dia muito puxado, fique atento ao que bebe. Algumas bebidas, como o uísque, a vodca e a cerveja devem ser deixadas de lado, pois contém glúten, estragando a sua dieta. Em seu lugar, tome uma taça de vinho. Além de acalmar, ela faz muito bem ao coração.

Não abre mão do cafezinho depois do almoço? Então pode tomar sem medo. Mas com adoçante natural ou até mesmo puro, assim você economiza calorias, sem perder aquele efeito estimulante que ele dá.

E, para fechar, fique de olho no chocolate ou nos achocolatados. Esses alimentos contém glúten, e podem estragar seu esforço de se manter saudável.

Leia também: Dieta Paleolítica, o Que Comer, Cardápio e Receitas

Este artigo sobre a dieta sem glúten lhe ajudou de alguma forma? Então compartilhe! Isto pode ajudar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!