Dieta Low Carb Como Funciona, Emagrece?

Dieta Low Carb: Já faz algum tempo que o carboidrato vem sendo apontado como grande vilão do ganho de peso. Isso porque, quando ingerido pelo organismo, ele acaba se convertendo em açúcar.

Como sabemos, toda a glicose que não é aproveitada pelo corpo se transforma em gordura, que acaba, então, sendo armazenada no tecido adiposo.

Esse crescimento excessivo das reservas de gordura acabam criando os temidos quilinhos a mais. Veja como funciona a dieta do baixo carboidrato e como ela pode lhe ajudar.

O que São os Carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes essenciais para manutenção do nosso corpo, são fontes de energia, protegem os músculos e ainda contribuem para o bom funcionamento do nosso cérebro.

Porém, o carboidrato ao ser digerido pelo nosso organismo libera glicose (açúcar), sendo uma fonte de energia para as células e por isso fundamental na manutenção do metabolismo, mas, se consumido em excesso, os carboidratos engordam, e muito!

O Que é a Dieta Low Carb?

Para quebrar essa sequência de consumo excessivo de carboidratos e ganho de peso foi criada a dieta low carb.

Como seu nome diz, ela prega a redução drástica na quantidade desse tipo de alimentos que ingerimos diariamente.

Em seu lugar, é incentivado o consumo de proteínas, que ajudam na produção da massa magra, além de forçar o corpo a consumir as reservas de gordura, levando assim à perda rápida de peso (em geral, quem adere à low carb já começa a emagrecer na primeira semana).

Como a Low Carb me Ajuda a Perder Peso?

Como dissemos lá em cima, todo o carboidrato que consumimos, mesmo aquele com digestão bastante lenta, como os vindos de opções integrais, acabam se convertendo em glicose e sendo quebrados pela insulina produzida pelo fígado.

Em quantidades normais, toda a glicose ingerida se transforma em insulina e é eliminada do organismo sem que haja acúmulo de gordura no corpo.

Mas, quando o nível de glicose é muito alto no organismo, a insulina não consegue fazer direito o seu trabalho, mesmo sendo produzida em níveis muito altos.

Esse excesso da substância acaba levando à sobrecarga do fígado, que não consegue produzir insulina suficiente para quebrar toda essa glicose.

Além disso, o corpo não é capaz de produzir outra substância que ajuda a eliminar as reservas de gordura, o glucagon. Com isso, o tecido adiposo aumenta de tamanho.

Agora, quando restringimos o consumo dos carboidratos tradicionais e incentivamos a ingestão daqueles que são digeridos mais lentamente e comemos também mais proteínas e fibras, nosso corpo procura outras formas para obter energia.

Essa energia virá das reservas de gordura, que são queimadas para que as células e os órgãos possam funcionar normalmente.

É essa troca quem torna possível o emagrecimento rápido conseguido com a dieta low carb.

Quais as Vantagens da Dieta Low Carb?

A dieta low carb não ajuda apenas a perder peso rapidamente. Ela transforma o corpo de outras formas.
Por exemplo, quando aderimos ao low carb somo capazes de prevenir o surgimento do diabetes, já que a quantidade de glicose existente no corpo cai consideravelmente.

Além disso, o consumo de alimentos integrais, ricos em fibras, contribui para dar aquela sensação de saciedade, evitando o excesso nas refeições, e ajudando também o intestino a funcionar melhor, diminuindo o inchaço e a retenção de líquidos.

O que Comer na Low Carb?

Na hora de montar o cardápio da low carb é preciso tomar cuidado com o que você colocará em sua mesa.

Entre os legumes e verduras, prefira opções como abobrinha, brócolis e couve-flor, com poucas calorias.

Para incluir as proteínas, prefira carnes vermelhas magras, ovos, peixes, leite e derivados, sempre desnatados.

Já entre as frutas, cuidado com a frutose, o açúcar natural contido nelas. Na hora de montar o cardápio, prefira opções como abacate, morango, pêssego, melão e coco, que tem pouco açúcar.

Com esses cuidados você verá como é fácil perder peso com a low carb.

Leia também: O Que é a Dieta do Mediterrâneo e Como Fazer

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!