Cuidados que Você Precisa ter com a Pneumonia

Cuidados que você precisa ter com a pneumonia: Infecção viral ou bacteriana que pode surgir como uma complicação de gripes não tratadas, a pneumonia é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, mas costuma ser mais letal em idosos e crianças pequenas, público que costuma apresentar imunidade mais baixa.

Pneumonia é uma doença que precisa de muita atenção, é IMPERATIVO que você procure ajuda médica ao menor sinal ou desconfiança.

Ano passado, eu tive pneumonia bacteriana, eu demorei a procurar ajuda, e precisei trocar de antibióticos 3 vezes, até que uma médica literalmente não me deixou ir embora, e eu precisei tomar antibióticos fortíssimos que só tem em hospitais e foram longos 14 dias de tratamento no hospital.

Vamos as dicas…

Cuidados que Você Precisa ter com a Pneumonia

Seu diagnóstico é simples e pode ser feito em qualquer consulta com um especialista. Entretanto, algumas pessoas acabam não dando a devida atenção à pneumonia, por confundi-la com uma mais gripe mais forte, que pode ser curada apenas com repouso.

Sintomas da Pneumonia

Afetando os pulmões, a pneumonia confunde bastante por se parecer, como dissemos, bastante com uma gripe. Quem sofre da doença costuma ter febre alta, tosse (que pode ser seca ou com catarro), dificuldades em respirar, dores no peito e no tórax, mal-estar, fraqueza e suor, principalmente à noite.

Embora a pneumonia, em geral, não seja transmissível a outras pessoas, essa doença requer muita atenção, pois pode evoluir rapidamente para quadros gravíssimos de saúde, causando até mesmo a morte.

Como Cuidar de uma Pneumonia

Quando a pessoa apresenta qualquer um dos sintomas que listamos acima, o primeiro passo é procurar ajuda médica. O pneumologista (médico especializado em doenças respiratórias) fará todos os testes para descobrir se é realmente pneumonia.

Em caso positivo, caberá ao médico decidir, também, se o tratamento será feito com internação no hospital ou, para os casos mais brandos, em casa, com repouso absoluto do paciente.

Cuidando da Pneumonia no Hospital

Quando o caso de pneumonia é grave, os médicos optam pela internação. Neste caso, além de receber medicamentos especializados para conter a infecção, o paciente fica isolado, evitando contato com outras pessoas ou a exposição a vírus e bactérias que possam piorar seu quadro.

Cuidando da Pneumonia em Casa

Entretanto, quando o caso é mais leve, e como mecanismo para evitar um surto de infecção hospitalar, os médicos recomendam que o paciente com pneumonia faça o tratamento em casa.

Além da medicação receitada pelo médico, são necessários cuidados extras para que a pessoa se restabeleça prontamente.

Quem se trata de uma pneumonia em casa precisa, principalmente, fazer repouso e não sair de casa. Usar roupas adequadas, que o proteja das variações da temperatura, é fundamental para não agravar a doença.

Durante o tratamento, que pode levar de quinze a vinte dias, o paciente não deve utilizar medicamentos sem a prescrição médica.

E a hidratação é crucial para a recuperação do corpo, assim como uma boa alimentação.
Além disso, a pessoa que está enfrentando uma pneumonia e sendo tratada em casa não deve receber muitas visitas, para não se expor facilmente a infecções, ter boas noites de sono, para que seu corpo se recupere e estar sempre em locais bem higienizados.

O Que Fazer em Caso de Piora?

Se mesmo com todos os cuidados e seguindo as recomendações médicas o paciente não apresentar melhora, a recomendação é que ele retorne imediatamente ao médico, para que seja feita nova avaliação.

É importante também que a pessoa não interrompa o tratamento até que receba alta. Do contrário, a pneumonia pode voltar mais forte e não responder aos medicamentos receitados.

Leia também: Como se Proteger das Gripes no Inverno

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!