Como ter Uma Velhice Saudável e Viver Melhor

Como ter uma velhice saudável: O Brasil está se tornando um país de idosos, isto é fato. Com o avançar das décadas e as contínuas melhorias na saúde, o número de crianças e adolescentes existentes está diminuindo e, aos poucos, estamos caminhando para nos tornarmos semelhantes à Europa, onde a maior parte da população tem mais de 60 anos.

Como ter Uma Velhice Saudável e Viver Melhor

Ao contrário dos países do Velho Continente, nossos idosos não estão preparados para essa fase da vida, muitos menos os adultos, mesmo aqueles que já estão passando dos cinquenta anos.

Quando jovens, ou mesmo mais maduros, costumamos viver a vida um dia de cada vez, sem pensar nas consequências que alguns excessos podem trazer para a nossa saúde.

E, ao chegar aos sessenta, setenta anos, nos deparamos com problemas de saúde que diminuem consideravelmente nossa qualidade de vida.

Dicas Para Ter uma Velhice Saudável

Está chegando na casa dos sessenta e gostaria de aproveitar a vida em sua plenitude por mais algumas décadas?

Alguns diriam que esse cuidado deve ser tomado na juventude, mas existem atitudes que podem ser tomadas em qualquer fase da vida.

Veja algumas dicas para tornar sua velhice mais saudável e garantir que você tenha independência e viva feliz.

Mantenha um Bom Círculo de Amizades

Algumas pessoas costumam reclamar que a velhice é uma fase muito solitária de sua vida, que ninguém tem paciência com os mais velhos, por acreditar que eles só reclamam.

Por acreditar que estão fadados à solidão, muitos idosos se isolam e acabam entrando em depressão.

Para evitar que isso aconteça, é importante manter um bom círculo de amizades. Se seus amigos da juventude não estão por perto, faça novos amigos. Conversar com pessoas de seu próprio bairro pode ajudar nessa tarefa.

Mantenha Sempre a Mente Ocupada

A velhice costuma ser sinônimo de aposentadoria, mas isso não significa que você deva ficar largado no sofá, apenas assistindo tevê e reclamando do tempo. Manter a mente ocupada, aliás, é um fator muito importante para que seu cérebro permaneça jovem.

Então, mesmo que esteja aposentado, procure algumas atividades que possam ajudar a passar o tempo e se manter sempre ativo.

Faça palavras cruzadas, ajude os netos com o dever de casa, faça pequenas tarefas em casa. Qualquer atividade pode diminuir a sensação de ócio e aquecer a mente.

Aprenda uma nova profissão ou arte, aprenda informática, compre um vídeo-game 😉 dê uma chance para seu cérebro continuar a se desenvolver e se regenerar, evitando assim as doenças inerentes a idade.

Faça Exercícios Físicos

Chegar à terceira idade não é desculpa para se manter sedentário, ao contrário. Nessa fase da vida, a atividade física ganha ainda mais importância, porque ajuda o corpo a diminuir o peso da idade e previne também a perda de massa óssea.

Por isso, os maiores de sessenta anos podem praticar caminhadas leves ou até mesmo exercícios de musculação, para manter seu corpo sempre ativo.

Visite seu Médico Regularmente

Com o passar dos anos, aumentam as chances de que as pessoas desenvolvam problemas de saúde que podem ter consequências muito graves.

Para evitar doenças cardíacas ou outras mais sérias, é importante que os idosos visitem regularmente o geriatra.

O especialista fará exames regularmente, para atentar como anda sua saúde e poderá lhe receitar vitaminas, em caso de necessidade.

Não esqueça também de visitar seu dentista pelo menos a cada 6 meses.

Guarde Dinheiro e Invista

Este passo, você deve ou deveria ter tomado ainda quando jovem, é muito importante não depender do governo para sua sobrevivência na terceira idade, faça uma poupança, invista e crie seu próprio plano de aposentadoria.

Isto é muito importante, pois na velhice, naturalmente vamos precisar de medicamentos, planos de saúde e ter recursos para mobilidade e acompanhamento.

Além disso, você vai ter tranquilidade financeira, com possibilidades de viagens, compra de bens almejados e também de não depender de ninguém quando chegar na terceira idade.

Como ter Uma Velhice Saudável…

Entender “como ter uma velhice saudável” não é mais questão de curtir a terceira idade, na verdade é questão de desfrutar dos seus anos mais maduros com saúde, menos estresse, e sim, VIVER MELHOR!

Leia também: Como se Proteger das Gripes no Inverno

Este artigo lhe ajudou de alguma forma? Então compartilhe com seus amigos que estão entrando na melhor idade e querem ter uma vida longa e saudável! Isto pode ajudar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência e para entender como você usa nossos serviços. Aceito Leia Mais

error: Content is protected !!